55 11 2633.3000

O que é um aditivo alimentar

Todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação (Portaria SVS/MS 540, de 27/10/97).

O uso do aditivo alimentar é regulamentado pela ANVISA  e somente poderá ser utilizado quando estiver definido em legislação específica. O que não constar na legislação, não terá permissão para ser utilizado em alimentos. (Regulamento Técnico específico para categoria de alimentos).

É considerado um ADITIVO BPF (Boas Práticas de Fabricação) aquele que possui Ingestão Diária Aceitável (IDA) não especificado. O uso do aditivo está limitado à quantidade necessária para obter o efeito tecnológico necessário.

Os aditivos se dividem nas seguintes categorias

É sabido que o mesmo aditivo poderá exercer diferentes funções, o que irá determinar essa funcionalidade a aplicação conjunta com outros aditivos.

Para maiores informações, consulte nosso departamento técnico.

Voltar a página inicial do Blog