Capa artigo

A utilização de tensoativos biodegradáveis em produtos de limpeza

Para entender melhor a importância dos tensoativos, precisamos identificar qual sua função e onde podemos aplicá-los.

Os tensoativos são moléculas que possuem uma parte polar (hidrofílica) e outra parte apolar (lipofílica), ou seja, uma parte apresenta afinidade pela água e a outra é solúvel em hidrocarbonetos, óleos e gorduras. Por isso, uma das principais funções do tensoativo é sua capacidade de emulsionar (conciliar fases imiscíveis), além de atuar como agente de espuma, detergente, condicionador, emoliente e antiestático.

Conforme seu caráter iônico, o tensoativo pode ser classificado como aniônico, catiônico, anfótero e não iônico. Essas classificações influenciam na hora de escolher o melhor tensoativo para um produto.

Nesse artigo, iremos falar sobre a função de detergência (capacidade de remoção de impurezas sobre superfícies sólidas) dos tensoativos e suas interações com o meio ambiente.

De acordo com sua origem, os tensoativos podem ter duas classificações:

  • Sintéticos – produzidos por meio de fonte não renovável ou derivados de petróleo que podem ou não ser biodegradáveis;
  • Naturais – que são manipulados com matérias-primas de origem natural, como gorduras e óleos vegetais, que geralmente sofrem saponificação ou hidrólise alcalina.

O que significa biodegradabilidade?

Produtos biodegradáveis são aqueles que irão sofrer decomposição por microrganismos em um curto espaço de tempo, com maior facilidade.

Tensoativos não biodegradáveis são os que causam maiores danos ao meio ambiente, por possuírem cadeia carbônica ramificada e, por isso, são mais difíceis de serem degradados. Assim, diminuem a passagem de luz pela água, danificando a fotossíntese de organismos subaquáticos, além de permaneceram por mais tempo nos rios e lagos, interferindo na oxigenação de peixes e algas.

Devido a esse cenário, foram desenvolvidos os tensoativos biodegradáveis, com a finalidade de serem menos agressivos ao ambiente.

Ácido sulfônico

O Ácido Sulfônico 90% é um tensoativo aniônico sintético biodegradável muito utilizado em detergentes, devido ao seu alto poder de detergência, alta formação de espuma, umectação e capacidade de emulsão. Pode ser encontrado em produtos como detergente em pó, líquido e em barra, desengraxantes, limpa alumínio, desengordurantes e limpadores em geral.

Lauril éter sulfato de sódio

O Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS) também é um tensoativo aniônico biodegradável de origem vegetal e sintética e pode ser encontrado em várias concentrações, sendo que as mais utilizadas são a de 70% em pasta e a diluição a 27%. O LESS é solúvel em água e tem compatibilidade com outros tensoativos que podem auxiliar em sua performance. É muito utilizado em produtos de limpeza em geral, sabonetes e shampoos.

Conheça nosso portfólio de produtos para household