Capa artigo

A Influência dos Aminoácidos no Cuidado com os Cabelos

22/09/2020

Você sabia que os aminoácidos influenciam no cuidado com os cabelos?

As proteínas são componentes essenciais do nosso organismo e possuem diversas funções importantes como a atuação catalisadora nas reações químicas (enzimas).

Essas proteínas são constituídas de unidades básicas, conhecidas como aminoácidos, que se conectam entre si por meio de ligações peptídicas.

Existem inúmeros aminoácidos naturais, porém apenas vinte são encontrados nas moléculas de proteínas: Alanina, Arginina, Aspartato, Asparagina, Cisteína, Fenilalanina, Glicina, Glutamato, Gluatamina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Prolina, Serina, Titrosina, Treonina, Triptofano e Valina.

Esses aminoácidos são classificados como essenciais, que não podem ser sintetizados pelo organismo e devem ser obtidos a partir de fontes externas, e não essenciais, cujo organismo é capaz de sintetizar.

Muitos produtos cosméticos possuem aminoácidos em suas composições, inclusive produtos capilares.

O cabelo é constituído de até 85% de queratina, proteína que é formada pela maioria dos aminoácidos comuns.

Essa proteína é responsável por algumas capacidades dos fios, como resistência à tração (penteabilidade), resistência a produtos químicos, além de deixá-los insolúveis em água.

Mas é também, sua composição, que deixa os cabelos sensíveis a produtos alcalinos, como tinturas, produtos oxidantes, como a descoloração, entre outros.

Quando o cabelo é descolorido ou clareado, esse processo ocasiona danos que prejudicam e degradam a queratina.

Outros fatores também podem interferir na saúde do cabelo, como a poluição, radiação solar e utilização de fontes de calor (secador, chapinha e baby liss).

Quando a queratina sofre deterioração, não é possível regenerar as fibras, por se tratar de um tecido morto, o que deixa o cabelo opaco e sem vida com o passar do tempo.

Por isso, diversos produtos apresentam proteínas hidrolisadas e aminoácidos em sua composição, que ajudam a manter a hidratação capilar e promovem restauração e condicionamento aos fios.

Sobre a DAXIA

A DAXIA possui em seu portfólio os principais aminoácidos para a aplicação em produtos cosméticos. Conheça nossa linha de produtos para personal care.