Utilização de tensoativos biodegradáveis em produtos de limpeza
Para entender melhor a importância e a utilização dos tensoativos, precisamos identificar qual sua função e onde podemos aplicá-los.
Os tensoativos são moléculas que possuem uma parte polar (hidrofílica) e outra parte apolar (lipofílica), ou seja, uma parte apresenta afinidade pela água e a outra é solúvel em hidrocarbonetos, óleos e gorduras.
Por isso, uma das principais funções do tensoativo é sua capacidade de emulsionar (conciliar fases imiscíveis), além de atuar como agente de espuma, detergente, condicionador, emoliente e antiestático.
Conforme seu caráter iônico, o tensoativo pode ser classificado como aniônico, catiônico, anfótero e não iônico. Essas classificações influenciam na hora de escolher o melhor tensoativo para um produto.
Nesse artigo, iremos falar sobre a função de detergência (capacidade de remoção de impurezas sobre superfícies sólidas) dos tensoativos e suas interações com o meio ambiente.
De acordo com sua origem, os tensoativos podem ter duas classificações:
- Sintéticos – produzidos por meio de fonte não renovável ou derivados de petróleo que podem ou não ser biodegradáveis;
- Naturais – que são manipulados com matérias-primas de origem natural, como gorduras e óleos vegetais, que geralmente sofrem saponificação ou hidrólise alcalina.
O que significa biodegradabilidade?
Produtos biodegradáveis são aqueles que irão sofrer decomposição por microrganismos em um curto espaço de tempo, com maior facilidade.
A utilização de tensoativos não biodegradáveis causam maiores danos ao meio ambiente, por possuírem cadeia carbônica ramificada e, por isso, são mais difíceis de serem degradados.
Assim, diminuem a passagem de luz pela água, danificando a fotossíntese de organismos subaquáticos, além de permaneceram por mais tempo nos rios e lagos, interferindo na oxigenação de peixes e algas.
Devido a esse cenário, foram desenvolvidos os tensoativos biodegradáveis, com a finalidade de serem menos agressivos ao ambiente.
Ácido sulfônico
O Ácido Sulfônico 90% é um tensoativo aniônico sintético biodegradável muito utilizado em detergentes, devido ao seu alto poder de detergência, alta formação de espuma, umectação e capacidade de emulsão.
Pode ser encontrado em produtos como detergente em pó, líquido e em barra, desengraxantes, limpa alumínio, desengordurantes e limpadores em geral.
Lauril éter sulfato de sódio
O Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS) também é um tensoativo aniônico biodegradável de origem vegetal e sintética e pode ser encontrado em várias concentrações, sendo que as mais utilizadas são a de 70% em pasta e a diluição a 27%.
O LESS é solúvel em água e tem compatibilidade com outros tensoativos que podem auxiliar em sua performance. É muito utilizado em produtos de limpeza em geral, sabonetes e shampoos.