Capa artigo

Hexametafosfato de Sódio e a Saúde Bucal dos Pets

O hexametafosfato de sódio é uma alternativa que pode auxiliar a doença dentária, um dos problemas de saúde oral mais comum presente nos animais de estimação, devido à falta de escovação dos dentes.

Apesar de o tártaro dental ser comum em 75% dos pets, conhecido também como cálculo dentário, há formas de prevenção dessa doença.

A proliferação de bactérias causa mau hálito, gengivite, salivação excessiva, sangramento e pode ocasionar também na queda da imunidade, além da redução da expectativa de vida do animal.

O mau hálito é o primeiro e principal sinal que algo pode estar errado.

Os restos de alimentos presos nos dentes acumulam bactérias, as quais causam escurecimento nos dentes, inflamação nas gengivas e periodontopatia, uma doença séria que prejudica o sistema de sustentação dos dentes.

Os microrganismos alojam-se na superfície do dente e, em contato com os minerais provenientes da saliva, forma um material duro de formação áspera, contribuindo para formação de mais depósitos de microrganismos e um consequente aumento das placas de tártaro.

O tártaro dental pode ser um meio para instalação de outras doenças que podem atingir órgãos vitais. Se detectar o acúmulo de tártaros no seu pet, procure um veterinário de confiança.

Essas condições podem causar infecções e infestação de bactérias, que podem atingir a corrente sanguínea do animal e acometer seus órgãos vitais. Em casos mais graves, ocasiona o óbito.

Prevenção e Alimentação

Como prevenção às doenças dentárias, investir na escovação dental diária é uma ótima alternativa apesar de não ser a tarefa mais fácil.

Tão importante quanto a escovação é a alimentação do animal, que deve ser enriquecida com aditivos que melhorem as características dos produtos destinados aos pets.

A alimentação é um dos fatores que contribuem para a higiene bucal dos animais, já que ela interfere de forma química especialmente nos dentes.

Segundo a Mintel, a maioria dos donos de animais de estimação estão comprometidos em garantir que seus animais de estimação tenham uma vida longa e saudável.

Por isso, os donos estão buscando alimentos que proporcionem uma variedade de benefícios funcionais para a saúde e bem-estar na alimentação de seus pets.

Hexametafosfato de Sódio

Uma excelente opção para aplicação na formulação de produtos para Pet Food é o hexametafosfato de sódio.

Os produtos alimentares enriquecidos com hexametafosfato de sódio e tripolifosfato de sódio, evitam a formação de tártaro e mantém o hálito saudável.

Petisco e ração, produzidos com esses sais, não tem suas fórmulas de base ou tamanho dos grânulos alterados.

Os sais de fosfatos melhoram as propriedades físicas, são ótimas opções para ajudar na prevenção de doenças bucais junto com a ação mecânica da mastigação e quebra de partículas dos alimentos sólidos que contribuem com a limpeza dos dentes por abrasão.

Os sais podem ser aplicados por superfície ou incorporados na massa dos petiscos.

O hexametafosfato é um sal que possui propriedade sequestrantes dos íons de cálcio que estão presentes na placa, formando complexos solúveis e evitando a calcificação.

Esse composto formado pela ligação entre o hexametafosfato e o cálcio é convertido no estômago em ortofosfatos de natureza ácida, e é digerido como os outros fosfatos ingeridos pelas dietas no organismo do animal.

A absorção acontece no intestino delgado.

Com isso, o uso do hexametafosfato de sódio na composição da ração animal auxilia com a formação de uma barreira física a formação de cálculo na superfície do trato bucal sem apresentar perigo a saúde animal.

Pesquisas e Eficácia

Várias pesquisas realizadas com caninos demonstraram que o uso de hexametafosfato de sódio acrescido a rações secas proporcionou uma redução de cálculo que variou de 50% a 80% e, quando acrescido a petiscos, tiveram redução de 46%.

Conforme publicado na revista Journal of Clinical Dentistry, após seis meses de testes com a presença de hexametafosfato de sódio na composição, o grupo teste apresentou uma quantidade significativamente inferior de placas nos dentes em relação ao grupo controle.

A capacidade de remover mancha nos dentes, tornando-os mais brancos, foi também superior.

Portfólio DAXIA

A DAXIA possui uma linha ingredientes para formulação de produtos para Pet Food, como o hexametafosfato de sódio, um componente que auxilia na prevenção da formação do tártaro.