Capa artigo

Principais Tendências para o Mercado Pet

Na contramão do momento econômico atual, o mercado pet continua crescendo cada dia mais. De acordo com os dados da ABINPET (Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil ocupa a 2º posição no ranking de maior população de cães e gatos.

São 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, e mais 2,3 milhões de outros animais, totalizando em 139,3 milhões de pets.

Segundo a Mintel, 69% dos brasileiros possuem algum animal de estimação, e mais de 50% deles consideram os pets como filhos.

Pensando nisso, trouxemos as principais tendências para esse mercado que está em constante crescimento.

As principais tendências para o mercado pet são: saúde e bem-estar, transparência em rótulos e ingredientes, alimentação mais natural, além da humanização dos pets e expansão de produtos para gatos.

Saúde e Bem-estar

Segundo o relatório A year of innovation in pet food and products, 2021 da Mintel, os donos de pets procuram opções de rações mais naturais para seus animais.

A busca é por alimentos que contenham segurança e benefícios funcionais, para que seus animais permaneçam saudáveis, além de reduzir os riscos de desenvolverem alguma doença.

Além disso, existe também uma preocupação constante com a segurança alimentar por parte dos donos de animais de estimação.

Transparência e Alimentação Natural

Os consumidores esperam mais transparência a respeito dos ingredientes alimentares utilizados na produção de alimentos para o mercado pet.

Com isso, podemos notar uma grande oportunidade para as marcas expandirem os seus produtos e investirem em inovação para atender essa demanda de produtos com ingredientes naturais.

Uma excelente opção para formulação de produtos mais saudáveis, é a utilização de corantes naturais nos alimentos para Pet Food.

Além de conferir padronização e boa aparência, os corantes intensificam a cor dos produtos, influenciando assim na decisão de compra, agregando valor e gerando uma percepção de um produto mais saudável e nutritivo.

Humanização dos Pets

A humanização também é uma forte tendência, fazendo com que os donos de animais de estimação comprem produtos melhores pensando no bem-estar de seus animais, e também nas suas preferências pessoais.

Cada vez mais pessoas e famílias procuram ter um animal de estimação, em busca de companhia e afeto.

Com um número maior de pessoas morando sozinhas, e em espaços menores, houve uma procura maior por animais em que o cuidado no dia a dia seja mais simples, ou que não exijam tanto espaço, como por exemplo, os felinos.

Produtos e Serviços para Gatos

Outra oportunidade que podemos destacar, é o investimento em produtos e serviços para gatos. Aumentar a diversidade de produtos e serviços fará com que os donos de gatos invistam mais em itens para os seus felinos.

Segundo o Instituto Pet Brasil, houve um crescimento no número de casas que escolheram o gato como animal de estimação. No acumulado, esse foi o animal que mais cresceu, representando uma alta de 8,1% desde 2013.

Portfólio DAXIA

A DAXIA fornece uma diversificada linha de insumos para nutrição e higiene animal que auxiliam na formulação de produtos competitivos, de qualidade e inovadores.

Nosso portfólio permite que os fabricantes possam desenvolver rações, biscoitos e petiscos que seguem as principais tendências do mercado, além de insumos para a fabricação de diversos produtos para o cuidado e higiene dos pets.