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O mercado de sorvetes no Brasil

O sorvete faz parte de uma categoria com uma importante representatividade no mercado brasileiro. Segundo a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvete), o consumo brasileiro em milhões de litros em 2020 foi de 1.050 L.

No Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos com faturamento acima de R$13 bilhões por ano.

As mudanças de consumo tiveram impactos em todas as categorias de alimentos e bebidos. A preocupação com um estilo de vida mais saudável, o bem-estar e a manutenção do peso, levaram os consumidores a ficarem mais criteriosos com o que andam comendo, e isso se reflete também na categoria de sorvetes.

Tendências no consumo de sorvete

Das tendências apresentadas, uma forte crescente é a diminuição no consumo de açúcares e gorduras nos produtos, além da utilização de ingredientes mais naturais.

Segundo uma pesquisa realizada pela Mintel, 33% dos consumidores afirmaram que o excesso de açúcar é uma barreira de consumo, e 23% relatou que o alto teor de calorias é outra característica que barram o consumo de sorvetes.

Além disso, 35% dos consumidores afirmaram que não comprariam sorvetes que possuam alto teor de gorduras saturadas, o segundo atributo mais relatado, ficando atrás apenas das gorduras trans.

Os consumidores buscam por indulgência ao consumir sorvetes, mas, ao mesmo tempo, estão preocupados com as questões de saudabilidade. 53% das pessoas afirmaram que tomariam mais sorvetes se houvessem mais opções de produtos com baixa caloria e baixa adição de açúcares.

Conforme o relatório de Sorvetes 2022 da Mintel, os consumidores brasileiros se mostraram bastante interessados em inovações nessa categoria.

Segundo a pesquisa, 47% dos consumidores têm interesse em diferentes sabores ou coberturas.

O Relatório Mintel Hábitos de Consumo de Doces e Sobremesas – Brasil, 2021, revelou que 34% dos brasileiros afirmaram gostar de doces e sobremesas com ingredientes que adicionem textura.

É uma excelente oportunidade para as marcas investirem em inovações para atraírem ainda mais a atenção e a fidelidade dos consumidores, que buscam por produtos que sejam mais saudáveis e acessíveis.

Sobre a DAXIA

Sempre acompanhando as tendências do mercado e as preferências dos consumidores, a DAXIA oferece um portfólio de especialidades e matérias-primas que auxiliam nas formulações de sorvetes, fornecendo ingredientes de qualidade que conferem sabor, estabilidade, agregam textura e promovem eficiência de custo nas formulações.