Capa artigo

Uso de Prebióticos nos Cuidados da Pele

17/09/2021

Pesquisas recentes revelaram que um microbioma equilibrado é necessário para manter uma pele saudável.

Cada vez mais os consumidores estão cientes da importância dos cuidados com a pele. A hidratação é um dos fatores fundamentais para manter uma pele saudável.

Dados da Mintel apontam que nas Américas, 69% dos lançamentos de produtos para cuidados com o corpo, mãos e pés promovem benefícios de hidratação (67% na América do Norte, e 70% na América Latina).

Uma das tendências que vem crescendo como alternativa para hidratar e cuidar da pele, é a utilização de prebióticos.

Os prebióticos possuem a capacidade de nutrir, além de inibir o crescimento de bactérias causadoras de acne e outros patógenos.

O microbioma da pele varia de pessoa para pessoa, baseado em diversos fatores como genética, dieta, estilo de vida, entre outros.

Os prebióticos melhoram e restauram o microbioma e podem ajudar a resolver problemas associados aos diferentes tipos de pele.

Um dos prebióticos que vem sendo bastante utilizado pela indústria de cosméticos é a Inulina.

Inulina

A Inulina é obtida através das raízes da chicória e outras fontes vegetais, através de um processo de extração com água quente.

Ela pertence ao grupo dos frutanos, uma mistura de oligo e polissacarídeos formados por unidades de frutose.

A inulina e seus compostos (oligofrutose e frutooligossacarídeos) são similares quimicamente quanto à estrutura básica, diferenciando-se pelos números de monossacarídeos (carboidratos) que compõe a molécula.

Atualmente, a inulina é um dos prebióticos mais utilizados pela indústria de alimentos e seu uso em cosmético vem crescendo cada vez mais.

É um ativo de origem vegetal que pode ser aplicado em diversos tipos de produtos, além de servir de base para biosurfactantes.

Benefícios e Aplicações

Entre os principais benefícios da utilização da inulina em produtos de cuidados pessoais, está sua capacidade protetora antimicrobiana e prebiótica, que proporciona o desenvolvimento de microrganismos desejáveis promovendo uma microbiota saudável da pele.

A inulina e seus derivados são amplamente usados em produtos para higiene, especialmente recomendados por aliviar a irritação.

Como matéria-prima surfactante, é utilizada em produtos para peles sensíveis, além de possibilitar a eliminação de agentes tensoativos iônicos em shampoos, o que traz benefícios para o meio ambiente.

Alguns estudos que indicam funções da inulina como estabilizante e emulsionante.

Para produção de emulsões estáveis O/A (óleo em água) a inulina é utilizada em baixas concentrações desde 0,2 a 1,0% aproximadamente.

Quando aplicada em sua forma isolada, a inulina dissolve completamente e produz uma solução clara e estável.

De acordo a Mintel, os consumidores estão buscando por produtos que possuam ingredientes prebióticos naturais para ajudar a manter um microbioma de pele saudável, e fortalecer a barreira protetora da pele.

Essa tendência gera uma oportunidade para as marcas criarem produtos que utilizem prebióticos nas formulações cosméticas.

Portfólio DAXIA

A DAXIA possui um amplo portfólio de matérias-primas que possibilitam a criação de produtos de alta qualidade e eficiência para a indústria de Personal Care.