Capa artigo

Uso de temperos e condimentos no preparo de refeições

Os temperos e condimentos fazem toda a diferença no preparo de uma refeição. Além de deixarem os pratos mais saborosos, alguns temperos trazem benefícios para a saúde.

Segundo a Anvisa, condimentos ou temperos são produtos constituídos de uma, ou diversas substancias sápidas, de origem natural, com ou sem valor nutritivo, empregados nos alimentos com o fim de modificar ou exaltar o seu sabor.

Os consumidores brasileiros consideram os temperos e condimentos essenciais e os utilizam de diversas formas, sejam eles frescos, misturados com condimentos e temperos prontos embalados, assim como em refeições já prontas, para melhorar o sabor.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel, 81% dos brasileiros consideram os temperos e condimentos como ingredientes indispensáveis na hora de preparar uma refeição.

Ainda segundo essa mesma pesquisa, 52% dos brasileiros afirmaram que utilizam molhos e condimentos prontos para melhorar o sabor dos ingredientes utilizados no preparo de suas refeições.

Além de serem utilizados para melhorar o sabor, também podem ser utilizados para agregar saudabilidade aos alimentos e bebidas.

Conforme o Relatório Mintel Estilo de Vida dos Brasileiros – Brasil, 2021, 66% dos consumidores responderam que tem como objetivo cuidar melhor da saúde em 2022.

Com isso, a indústria tem oportunidades para investir no desenvolvimento de temperos e condimentos feitos com ingredientes naturais e ofereçam benefícios funcionais aos consumidores, com foco na saúde e no bem-estar físico e emocional, ou com destaque também para a imunidade.

Sobre a DAXIA

A DAXIA possui uma linha completa de matérias-primas e especialidades de alta performance para as mais diversas aplicações da indústria de molhos, condimentos e conservas.

Fornecemos ingredientes de qualidade que conferem sabor, aumentam o frescor, melhoram a estabilidade, agregam textura e promovem a eficiência de custo nas formulações.