Digite o termo e aperte enter

Capa artigo

Nova norma para rotulagem nutricional de alimentos

A nova norma de rotulagem nutricional de alimentos embalados foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Anvisa em outubro de 2020.

Conforme Resolução (RDC nº 429/2020) e a Instrução Normativa 75, que se referem aos novos regulamentos na rotulagem nutricional de alimentos embalados.

Assim, essa nova medida visa trazer maior clareza e transparência a respeito das informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos, ajudando o consumidor a fazer escolhas alimentares melhores.

Dessa forma, os consumidores terão mais facilidade na hora de comparar os alimentos e decidirem qual alimento será melhor para consumir.

Prazos

A medida entrará em vigor a partir de 9 de outubro de 2022, permitindo com que as empresas tenham tempo para se prepararem e se adaptarem a todas as mudanças exigidas.

Logo, os produtos que se encontrarem no mercado na data da entrada da norma em vigor, terão ainda um prazo de 12 meses para adequação.

Os alimentos fabricados por empresas de pequeno porte, como agricultores familiares e microempreendedores, possuem um prazo de adequação de 24 meses após a entrada em vigor, totalizando 48 meses.

Para as bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, a adequação não pode exceder o prazo de 36 meses após a entrada em vigor.

Os produtos fabricados antes da entrada em vigor, poderão ser comercializados até o fim do prazo de validade.

Rotulagem

Com o intuito de mostrar as informações de forma simples e clara aos consumidores, a rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deverá ser colocado na parte da frente dos produtos, na parte superior, conforme modelo abaixo:

 

Tabela Nutricional

A Tabela de Informação Nutricional passará por algumas mudanças visando tornar as informações mais legíveis. Por isso, passará a ter apenas letras pretas com o fundo branco.

Assim, será obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, além da declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml, ajudando na comparação dos produtos.

A tabela deverá ficar próxima da lista de ingredientes, em superfície contínua, não podendo ter quebras.

Dessa forma, não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou em regiões de difícil visualização.

A exceção fica para os produtos com área de rotulagem inferior a 100 cm², em que a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, contato que sejam acessíveis.

Para ter acesso ao material disponibilizado pela Anvisa e conferir os modelos de tabelas nutricionais, clique aqui.

O detalhamento completo da resolução pode ser consultado através da RDC nº 429/2020.

Tendências de Consumo

As indústrias estão se mobilizando e investindo em inovação em resposta às reivindicações dos consumidores por produtos que contenham uma quantidade menor de açúcar, contanto que não interfira no sabor, e na qualidade do produto.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que o recomendado.

Sendo que 64% desse total, corresponde a colher extra de açúcar adicionada aos alimentos, e o restante é proveniente de industrializados.

Segundo pesquisa realizada pela Mintel, 94% dos brasileiros consideram importante manter uma dieta equilibrada para se manterem saudáveis, e 45% desse total tem uma preocupação ainda maior com saúde depois do surgimento da pandemia.

Dessa forma, estima-se que haja uma diminuição do consumo de gorduras e açúcares, além de ajudar aos consumidores compreenderem melhor os ingredientes que compõe o produto, optando por produtos que ofereçam  melhor qualidade nutricional.

Portfólio DAXIA

A DAXIA possui uma linha completa de matérias-primas e especialidades de alta performance para as mais diversas aplicações da indústria de alimentos e bebidas.

Através de nossas especialidades, desenvolvemos produtos alinhados com as principais tendências de mercado para atender às demandas dos consumidores.

Pensando na tendência de redução de açúcar, desenvolvemos a linha Docemix.

Criada para a substituição total ou parcial de açúcares, proporcionando redução calórica sem sabores residuais.

Promove um dulçor equivalente ao açúcar e oferece um ótimo custo-benefício para a indústria de alimentos e bebidas.

Suas principais aplicações são doces, chocolates, recheios, sorvetes, sobremesas, produtos de panificação, entre outros produtos alimentícios.