Capa artigo

Saudabilidade na indústria de alimentos e bebidas

A saudabilidade está cada vez mais em foco na indústria de alimentos e bebidas. A pandemia da COVID-19 impactou no comportamento dos brasileiros, que tem buscado seguir hábitos alimentares mais saudáveis.

A principal motivação pela mudança no estilo de vida foi a busca pelo bem-estar tanto físico quanto emocional, atrelados a preocupação com o ganho de peso.

Mas a saudabilidade vem deixando de ser uma tendência e têm se transformado em realidade. A procura por rótulos limpos e produtos que tragam benefícios é um comportamento que veio para ficar e tende a crescer

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel para o relatório Tendências em Alimentação Saudável, 49% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter adotado hábitos mais saudáveis em 2021.

Segundo o estudo Consumer Insights da Kantar, no 2º trimestre de 2021 a busca por alimentos mais nutritivos e saudáveis voltou a ganhar relevância, especialmente nas horas do lanche. A Pesquisa da Kantar mostra ainda que o consumidor prioriza alimentos naturais e com menor teor de gordura.

Essa mudança de comportamento do consumidor, impacta nas diversas categorias do setor de alimentos e bebidas. As indústrias precisam se adaptar, oferecendo opções de produtos que atendam a essas novas exigências.

Além disso, as novas regras de rotulagem estipuladas pela Anvisa, também devem influenciar as escolhas dos consumidores, que estarão mais atentos aos açúcares, gorduras e sódio adicionados nos produtos industrializados.

Mas os consumidores encontram alguns desafios na hora de buscar produtos mais saudáveis, como a alta dos preços, a falta de variedade de produtos, e também uma certa dificuldade de encontra-los. Segundo pesquisa da Mintel, 38% dos consumidores afirmaram que acham difícil encontrar opções saudáveis que sejam convenientes.

Esse movimento abre uma oportunidade para as marcas ampliarem seus portfólios, oferecendo opções de alimentos funcionais, que contenham menos açúcar, gordura e sódio, além de investirem na formulação de produtos naturais que ofereçam benefícios e indulgência.

Sobre a DAXIA

A DAXIA possui em seu portfólio de ingredientes e aditivos que auxiliam a indústria de alimentos e bebidas na formulação de produtos mais saudáveis, como corantes naturais, fibras edulcorantes e muito mais.