Capa artigo

Tendências e Tecnologias para Redução de Açúcar

Em decorrência de problemas de saúde que tem afetado grande parte dos brasileiros como diabetes, obesidade e hipertensão, a escolha por um estilo de vida mais saudável tornou-se mais do que necessária.

No Brasil houve um crescimento significativo de doenças crônicas associadas ao alto consumo de açúcar, como a diabetes e a obesidade.

Em 2018 foi realizado o acordo com a indústria para a redução de açúcar em alimentos industrializados.

As metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, estimam a redução de 144 mil toneladas de açúcar em algumas categorias de produtos industrializados até 2022.

Fatores como alimentação e a falta de exercícios físicos, contribuíram para o aumento dessas taxas, e para o desenvolvimento de problemas emocionais como a ansiedade o estresse.

Os brasileiros começaram a associar alguns aspectos da vida saudável aos hábitos sustentáveis, o que pode ser uma oportunidade para marcas que já são vistas como saudáveis, serem também percebidas como sustentáveis.

O número de lançamentos de produtos alimentícios com posicionamento de mais saudáveis vem crescendo significativamente.

Com isso, a indústria tem buscado maneiras de reformular seus produtos, sendo que um dos grandes desafios é conseguir fazê-lo mantendo os aspectos sensoriais do açúcar, com um custo final competitivo e fácil aplicação.

A substituição da sacarose por edulcorantes nem sempre é simples, pois a maioria dos edulcorantes de alto poder adoçante possui sabores residuais que acabam se sobrepondo ao dulçor padrão.

Além disso, o açúcar desempenha um papel importante em algumas formulações, pois confere textura, consistência e atua como conservante, tornando sua substituição um desafio tecnológico.

Blends equilibrados que reduzem a quantidade de açúcar adicionado, sem deixar sabores residuais podem conseguir um ótimo resultado, a exemplo de nossa linha DOCEMIX.

DOCEMIX é uma combinação de edulcorantes com a função de substituir a doçura proporcionada pela sacarose em produtos com redução e/ou isenção de açúcar.

Desenvolvido para reduzir ao máximo os sabores residuais deixados pelos edulcorantes tradicionais, apresenta grande versatilidade de aplicações e oferece um ótimo custo-benefício para a indústria de alimentos e bebidas.

Pode ser aplicado na formulação de doces e chocolates, sorvetes, bebidas em geral, iogurtes e bebidas lácteas, produtos de panificação, molhos e ketchup.

Além da linha DOCEMIX, temos uma ampla linha de adoçantes, como a sucralose, aspartame, acessulfame, sorbitol, maltitol, ciclamato de sódio, sacarina sódica, entre outros.

Conheça nossa linha completa!