Corante Natural – Urucum

O urucuzeiro é uma planta originária da América Tropical, que se apresenta como um arbusto grande ou como uma árvore pequena, variando de 2 a 5 metros de altura.

Os frutos são chamados de cachopa e são cobertos por espinhos moles; possuem coloração variável entre o verde, o vermelho-pálido e roxo.

Os grãos contidos nessa cachopa são arredondados, revestidos por uma camada pastosa de coloração avermelhada, os quais tornam-se secos, duros e de coloração escura com o amadurecimento.  Desses frutos, após processamentos, se obtém o CORANTE URUCUM.

Os corantes obtidos do urucum podem ser lipossolúveis ou hidrossolúveis. Através dessas formas de extração podem ser obtidos dois corantes mais importantes:

1 – Bixina é o principal componente colorido da extração lipossolúvel.

2 – Norbixina, é o principal componente colorido da extração hidrossolúvel.

Ambos podem ser apresentados em forma de pós, pastas, suspensões ou soluções, que terão como resultado final a coloração que vai do amarelo-alaranjado ao castanho-avermelhado.

O CORANTE URUCUM não sofre restrição quanto ao seu emprego em alimentos pela maioria dos regulamentos de saúde pública, pois trata-se de um produto natural.

A tendência da utilização de produtos naturais, com características funcionais ou apelo saudável, faz do urucum uma matéria-prima importante para a produção de corantes alimentícios.

A Daxia Doce Aroma, conta com especialistas no assunto e  possui moderna planta para extração do CORANTE URUCUM, o que nos permite um acompanhamento e controle desde a colheita do urucum até a extração e solução final do seu corante natural.

Voltar a página inicial do Blog