Capa artigo

Surpreenda-se com os Corantes Naturais

Conheça e surpreenda-se com os corantes naturais utilizados na indústria de alimentos.

O urucum, a cúrcuma, a clorofila e o carmim de cochonilha são os corantes naturais mais comumente utilizados pelas indústrias de alimentos.

Extraídos de fontes naturais (de origem vegetal ou animal), oferecem uma ampla gama de cores com a possibilidade da criação de produtos mais naturais e inovadores que atendem às demandas dos consumidores.

As alternativas aos corantes sintéticos crescem a cada ano, como os concentrados, por exemplo, provenientes de extratos de vegetais e frutas, que são minimamente processados e conferem as cores dos alimentos in natura.

Urucum

O urucum é uma planta originária das Américas Central e do Sul, que contém um pigmento carotenoide. Apresentado em forma hidrossolúvel ou lipossolúvel, é um dos principais corantes naturais utilizados pela indústria alimentícia. Os pigmentos do urucum são extraídos da camada externa das sementes.  A bixina é o principal pigmento da extração em forma lipossolúvel. Em condições alcalinas, a bixina pode sofrer saponificação e produzir o ácido dicarboxílico livre, denominado norbixina; pigmento hidrossolúvel da extração.

Ambos pigmentos podem ser apresentados na forma de pós, pastas, suspensões ou soluções, que terão como resultado final a coloração que vai do amarelo-alaranjado ao castanho-avermelhado.

O corante de urucum é comumente aplicado em produtos cárneos, como salsichas, peixes e defumados, em produtos lácteos e em margarinas, bebidas, suplementos, pães, bolos, sorvetes, entre outros.

Cúrcuma

A curcumina é o ativo presente no corante de cúrcuma (Curcuma Longa). Além de corante e condimento, apresenta substâncias antioxidantes e antimicrobianas.

A curcumina possui a coloração que vai do amarelo brilhante ao laranja-avermelhado, de acordo com a faixa de pH do meio aplicado, e apresenta ótimo comportamento em altas temperaturas.

Suas aplicações usuais são em molhos, mostardas, cereais, produtos de panificação, entre outros. Em combinação com o urucum, pode ser aplicado em condimentos, sobremesas, sorvetes, iogurtes e óleos.

Clorofila

As clorofilas constituem a classe de pigmentos mais largamente distribuída na natureza, em folhas e outras partes verdes de quase todas as plantas.

Os pigmentos podem ser extraídos da planta recém-colhida. Porém, o método mais usual é a extração após a secagem.

O corante de clorofila apesenta o pigmento de cor verde e pode ser aplicado em bebidas, biscoitos, cereais, balas, confeitos, sorvetes, além de ser utilizado para o branqueamento do leite na produção de queijos.

Carmim de cochonilha

O corante carmim de cochonilha é extraído a partir de fêmeas desidratadas de insetos da espécie Dactylopius Coccus. Atualmente, o Peru é líder mundial na produção de carmim, fato de extrema importância para a economia daquele país. O principal responsável pelo poder tintorial é o ácido carmínico, que confere as tonalidades alaranjada, avermelhada e azul, de acordo com a faixa de pH do meio.

Solúvel em água, apresenta estabilidade ao calor e à luz, resistência a oxidação e não sofre alterações significativas pela ação do dióxido de enxofre, sendo considerado sob o ponto de vista tecnológico um excelente corante. Essas características possibilitam a aplicação em diversos produtos alimentícios, por isso é largamente utilizado em bebidas lácteas fermentadas, iogurtes, petit suisse, sobremesas, sorvetes, cascas de queijos, embutidos e marinados, balas, confeitos, misturas em pó, gelatinas, caldos e condimentos, entre outros.

Mix de vegetais

Os concentrados de vegetais são uma alternativa aos corantes artificiais que proporcionam uma coloração mais natural e a vantagem de serem provenientes de frutas e vegetais como a beterraba, o tomate, o espinafre, a cenoura, entre outros. São minimamente processados e com boa estabilidade à luz e calor. Podem ser aplicados em massas, biscoitos, lácteos, entre outros.

Linha DAXCOR

Atrelado às tendências e necessidades de mercado, possuímos em nosso portfólio os corantes naturais da linha DAXCOR. São diversas concentrações de corantes naturais hidrossolúveis e lipossolúveis que buscam atender à demanda das indústrias e dos consumidores por ingredientes naturais.

A DAXIA conta com especialistas nessa área e possui uma moderna planta para a extração e preparação de corantes.

Você sabe como é produzido o corante urucum? Conheça como produzimos um dos principais corantes naturais